Os efeitos especiais são, basicamente, qualquer técnica usada na indústria de entretenimento, filmes, propagandas de televisão, comerciais e simulações em geral, para realizar cenas que não poder ser obtidas por meios tradicionais ou por ação ao vivo. Essas técnicas são usada também a fim de economizar no trabalho; por exemplo, seria extremamente caro construir um castelo ou afundar um transatlântico, sem a utilização dos simuladores com efeitos especiais.
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Os efeitos visuais manipulam uma imagem fotografada. Estes podem ser produzidos ou de forma fotográfica ou visual. Os efeitos físicos são obtidos durante filmagens ao vivo. Eles incluem adereços, cenários e pirotecnia. Já os efeitos sonoros, são produzidos digitalmente ou com auxílio de mixagem de som.
Vídeo games, geralmente, usam efeitos visuais em tempo real, e também “cenas cortadas” pré-desenvolvidas e filmes de introdução que podem ser considerados aplicações típicas. Esses se referem à FMV (Full Motion Video).
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sem o uso de atores, estúdios caros ou equipes de apoio. Outros efeitos incluem dublês, como em quedas ou impactos.
Os efeitos começam a partir de um storyboard, considerado essencial na comunicação com o cliente. Esse método ajuda a ter uma visão mais clara do projeto, pois representa a ideia inicial, que poderá ser alterada pelo cliente, além de facilitar no trabalho de modelagem.
O “matte pulling” que seria o chroma (o que recomenda-se utilizar azul, apesar de ser o verde o mais usual) e a rotoscopia (baseia-se em destacar algum elemento). É aconselhável que o responsável pelo efeito esteja presente durante as gravações, para posicionar os atores de uma melhor forma.
Fonte: design.puc
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